Visita guiada ...

23.12.16












































Esta é a casa da Susana Marques, professora, vive na Madeira com a sua família, embora seja de Viseu. A  Susana, que é uma querida, e abriu-nos a porta da sua casa (maravilhosa) e falou -nos da sua paixão pela decoração, deu-nos também dicas fantásticas como conseguiu criar os seus ambientes em casa, e onde busca a sua inspiração. 
Já agora, inspirem-se, na bonita e mágica decoração de Natal!

"Adoro decoração e estou constantemente a fazer alterações, a mudar coisas de sítio, ou a acrescentar alguma peça que encontro e gosto (sempre me interessei pela estética).
O meu apartamento reflete o meu gosto e estilo, embora seja muito difícil para mim descrever uma casa de sonho, uma vez que tanto gosto de casas modernas com peças antigas, como adoro casas antigas com peças modernas, como casas com decoração minimalista, ou casas muito ornamentadas e aconchegantes… enfim, há um conjunto de fatores muito importantes para se ter uma casa de sonho. A decoração da minha casa começou num estilo muito minimalista e muito à base do branco e foi enchendo e sofrendo alterações ao longo do tempo. Gosto de seguir algumas tendências, mas o meu estilo pessoal são as madeiras, o cimento e os metais (o mais toscos possível). As minhas cores favoritas são o branco, o preto e vários tons de cinzento e penso que estas cores e estes materiais resultam sempre em decoração.

Tenho vários ambientes em casa de que gosto. Adoro, sobretudo, a abertura que faz ligação da cozinha com a sala criando um ambiente acolhedor e harmonioso. É ótimo estar na cozinha e conseguir conviver com quem está na sala. Além disso, serve para fazer refeições rápidas ou para dar apoio à sala. Adoro a minha parede de espelhos na sala de jantar. Tenho vários espelhos em casa, às vezes até os coloco na cozinha.
A primeira alteração que fiz em casa foi nas casas de banho. Livrei-me dos azulejos e de uma das banheiras. Pintei as paredes (na altura de branco) e coloquei madeira no chão. Fiz uma cabine de duche com um estrado também em madeira (feito pelo meu marido) e mudei a sanita e o lavatório. A cozinha só foi alterada mais tarde. Tinha um chão e um balcão de pedra que eu detestava e andei muito tempo a pensar numa solução rápida e prática em que não fosse preciso partir a pedra e fazer poeiras. Então, vi o chão da casa de uma amiga que adorei e adotei logo. Era a solução ideal. Trata-se de uma resina autonivelante, branca, muito fácil de aplicar e que fica com um efeito brilhante, lindo. Outra alteração que fiz foi em duas paredes da sala e do meu quarto que tinham muita humidade e estavam sempre com péssimo aspeto. Então, descobri umas placas de viroc (um prensado de madeira com cimento), que, além de resolverem o problema da humidade, tornaram a casa mais quente e criaram um ambiente diferente com um efeito que eu adoro.

Gosto muito de DIY e tenho vários em casa feitos por mim e pelo meu marido. Prateleiras de madeira na cozinha e numa das casas de banho, um móvel de madeira noutra casa de banho, um estrado de madeira na zona de duche, uma espécie de móvel feito em madeira que ocupa uma parede inteira na sala de estar com iluminação embutida (este móvel é recente e veio criar um novo espaço que se tornou também um dos meus preferidos), a pintura das paredes (cinza) de toda a casa e do chão ( branco) foi feita por mim. No corredor coloquei um estrado de madeira, na parede, pintado de branco, que serve para pendurar sacos, cestos, capacetes, casacos, chapéus e elementos decorativos. Adoro inventar e estar em constante mudança. O balcão que separa a cozinha da sala, era de pedra preta. Não era feio mas um pouco estreito. Então decidi, há bem pouco tempo, fazer ali uma invenção. Idealizei um balcão de madeira que o meu marido num instante aprontou. Nas varandas colocámos madeira no chão e fizemos um canteiro em madeira onde plantámos uma oliveira, um arbusto e ervas aromáticas.

Gosto de ir a feiras de antiguidades e trazer peças antigas. Às vezes encontro coisas velhas na rua e levo para casa, como aconteceu por exemplo com duas portas e uma janela velhas. Adoro a luz baixa espalhada pela casa e a chama das velas. Todos os dias acendo velas e onde nunca podem faltar é na mesa à hora de jantar. Cá em casa gostamos muito de ter sempre a mesa bonita para as refeições e há detalhes simples que fazem a diferença, como por exemplo as velas, as flores, os guardanapos…Gosto de ver mesas com pratos, ou copos, ou talheres diferentes uns dos outros. Assim como as cadeiras. As minhas cadeiras são todas diferentes e eu adoro. Outra coisa  A minha peça favorita talvez seja o meu sofá em pele.

Desde que descobri o instagram compro poucas revistas de decoração. Gosto de seguir, sobretudo, pessoas que decoram as suas casas e mostram as suas ideias e criações. Exemplo de pessoas que sigo: Heltenkelt, SHOPHISTIC, ____jet, odyvet, homeiswherethehartis, vakrehjemoginterior, dreamywhiteslifestyle, entre muitas outas..."

Obrigada Susana ♥

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...